logoUFF PB semtexto UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Coordenadoria de Apoio ao Ensino de Graduação
FORMULÁRIO 07 – Conteúdo de Estudos if 1 02 511559 Estrutura Curricular
Conteúdo de Estudos Objetivos
Computação Familiarizar o aluno com as noções básicas de informática (como, por exemplo, editoração de textos, construção de planilhas, uso de Internet); introduzi-lo ao uso de pelo menos um pacote computacional de estatística e de pelo menos uma linguagem de programação que poderá servir de base para o desenvolvimento desse tipo de programa.
Matemática Apresentar os principais conceitos e ferramentas de Cálculo Integral e Diferencial, Álgebra Linear, Geometria Analítica e Cálculo Vetorial.
Probabilidade Capacitar o aluno nos fundamentos do cálculo de probabilidades, variáveis aleatórias uni e multidimensionais, e nas principais distribuições discretas e contínuas.
Estatística Capacitar o aluno nos principais métodos de levantamento de dados e de estimação de parâmetros, bem como nas principais propriedades dos estimadores propostos. Serão, também, trabalhadas as principais ferramentas de inferência e análise de dados, aplicadas às mais diversas áreas de conhecimento.
Formação Complementar Apresentar ao aluno as principais ferramentas auxiliares necessárias para uma boa condução de pesquisa científica e as melhores formas de se expressar, tanto oralmente quanto por escrito, de maneira a se fazer entender claramente e poder elaborar textos científicos e relatórios sem grandes dificuldades.