logoUFF PB semtexto UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
logoPROGRAD 2 Pró-Reitoria de Graduação
Coordenadoria de Apoio ao Ensino de Graduação

Curso: ESTATÍSTICA
Titulação: BACHAREL EM ESTATÍSTICA

FORMULÁRIO 02 – Histórico/Princípios Norteadores if 1 02 511559 Projeto Pedagógico do Curso

Dada a crescente demanda por serviços de estatística, e dado o alto nível de formação do seu quadro docente, foi criado o Curso de Estatística da UFF, com a primeira turma ingressando, por vestibular, em 2007. Passados quinze anos e alguns ajustes curriculares, mantém-se a flexibilidade permitida e sugerida na Lei de Diretrizes e Bases, ainda levando em conta o aspecto interdisciplinar da Estatística. Com base na premissa de que o futuro graduado em Estatística deve ter um sólido conhecimento das técnicas estatísticas básicas, mas pode, e deve, direcionar o seu aprendizado para técnicas mais intrinsecamente relacionadas com a sua área de interesse, o currículo está estruturado em um núcleo de formação específica formado por 25 disciplinas obrigatórias, incluindo as duas disciplinas de Projeto Final. Para complementar sua formação, o aluno deverá cursar disciplinas optativas, que poderão ser escolhidas de acordo com a sua área de interesse, e participar de atividades complementares, que estimularão sua capacidade criativa e ampliarão o horizonte de seus conhecimentos e da aplicação dos mesmos nos mais diversos campos do saber.

 As disciplinas obrigatórias do núcleo de formação básica foram escolhidas de modo a fornecer ao graduado os conhecimentos de matemática, computação, probabilidade e estatística necessários para o desenvolvimento da profissão.  Em especial, estas últimas contemplam os tópicos básicos de análise exploratória de dados, inferência estatística, amostragem, modelos lineares, séries temporais e análise de dados multivariados. Esses são tópicos fundamentais, que fornecem a base estatística para o exercício da profissão e para estudos mais avançados em qualquer área de aplicação. Essas disciplinas obrigatórias poderão ser cursadas nos seis primeiros semestres do curso, o que permite ao aluno completar sua formação básica em três anos. Nos dois últimos semestres, o aluno se dedicará ao seu projeto final, cursando também a maioria das disciplinas optativas adequadas aos seus interesses. Dessa forma, o aluno deverá completar o seu bacharelado direcionado à sua área de interesse, com uma boa formação teórica e aplicada, que lhe permitirá a entrada no mercado de trabalho, quer seja no setor público, privado ou acadêmico.

 

Skip to content